Sustentabilidade

    Visando unir forças de investidores no cultivo de florestas comerciais de Mogno-africano para serraria na zona da Mata Mineira, o Polo Florestal traz benefícios econômicos e socioambientais à região de Oliveira Fortes/SP.

    Foi considerado para a escolha das lotes, de que além dos aspectos climáticos e as ótimas propriedades do solo, as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e as Reservas Legais (RLs), estavam dentro dos moldes propostos pela legislação e resoluções dos órgãos ambientais regionais.

    O processo para a implantação das florestas no Polo Florestal  teve o envolvimento de colaboradores de diversos ramos de atuação, sendo trabalhadores diretos e indiretos. Estão sendo plantadas 1.666 mudas por hectare (ha) da espécie khaya ivorensis, utilizando tratores, sulcadores, distribuidor de calcário e adubo, carretas e motocoveadores.

    As florestas comerciais não só trazem benefícios econômicos como afetam diretamente na qualidade de vida dos moradores da região. Elas ajudam a recuperar áreas degradadas e removem menos nutrientes do que outras culturas, amparam na preservação da biodiversidade do local e realizam sequestro de carbono melhorando a qualidade do ar e da temperatura.

    As florestas plantadas de Mogno-africano poderão proporcionar mais competitividade ao mercado madeireiro, pelo fato da madeira ser legalmente produzida, incentivando, assim, a preservação de matas nativas.




    NOSSOS SERVIÇOS

    Endereço

    Instituto Brasileiro de Florestas

    IBF Londrina

    Rua Sena Martins, 281
    Bela Vista, Londrina - Paraná
    86015-060

    +55 (43) 3066-2045

    IBF Curitiba

    E Rua Lívio Moreira, 631
    São Lourenço
    Curitiba, Paraná, 82200-070

    +55 (41) 3018-4551 

    contato@ibflorestas.org.br

    © 2018 Insttuto Brasileiro de Florestas. All Rights Reserved.